quinta-feira, 28 de julho de 2016

A SEGUNDA OPORTUNIDADE

Ir. Giusy Lupo

Para celebrar o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a ser comemorado em 2017, o Brasil inteiro está se “movimentando”. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”. Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses), para visitar paróquias e paroquianos e testemunhar a nossa fé também através a devoção e o carinho por Nossa Senhora.
Mas qual é a motivação teológica que está  por trás da peregrinação?
Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, como lembra a história da visita à sua prima Isabel, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.
A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.
Para mim foi uma graça e uma alegria imensa poder ter duas oportunidades de seguir peregrinando com ela. A primeira visita foi no mês de outubro-novembro 2015 na Paróquia Santo Antônio do Matupi, Diocese de Humaitá, (AM). A imagem peregrinou e visitou as 16 comunidades da nossa Paróquia que acolhe, culturas indígenas, imigrantes do sul do Brasil, ribeirinhos. Cada um teve a oportunidade de demostrar o seu carinho e o seu afeto por nossa Senhora do próprio jeito, através de cartazes, danças, teatros, celebrações e muita oração. Crianças, jovens, mulheres e homens todos juntos para rezar com Nossa Senhora “Aves Marias” pedindo sua intercessão.

A segunda oportunidade foi aqui na arquidiocese de Vitória nestes meses de junho-julho. Outra diocese, outro estilo de Paróquia e comunidades, mas o amor por Nossa Senhora não é diferente, é grande. Foi bonito peregrinar nas ruas, cantando e rezando. Quem não estava na procissão acompanhava com orações, aplaudindo e cantando juntos da janela e da varanda. Ainda mais bonito foi tê-la aqui, na nossa casa, na nossa capela,  20 minutos de grande comoção. Obrigada Mãe, por doar-nos teu filho Jesus. Contigo queremos continuar aprendendo como seguir a Cristo...”Primeira cristã Maria da luz Sabias, ó Mãe, amar teu Jesus... Iluminada, iluminadora Inspiradora de quem quer amar E andar com Jesus...


Nenhum comentário:

Postar um comentário