sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Vocação, uma história de amor

Ir. Geny Maria da Silva

Muitas vezes, temos uma ideia equivocada do sentido da vocação.  Para muitos, vocação significa uma inclinação ou talento para determinada profissão ou trabalho.  Sendo assim, o acento permanece sobre a própria pessoa, na escolha do que se pode fazer.

Porém, quando falamos em vocação em termos religiosos, utilizamos o significado que vem do verbo latim vocare que traduzimos por chamar.

Vocação é uma iniciativa amorosa e criativa de Deus que chama-nos, primeiramente, à vida. Desta vocação deriva-se nossa forma de estar  no mundo , ocupando nosso dom único quando aqui chegamos. Vamos aos poucos percebendo que a vocação não depende de nós, inicialmente ou exclusivamente, tampouco depende de nossas capacidades e perfeição. Também não somos chamados em primeiro lugar para fazer algo, mas é um encontro decisivo com uma pessoa, que nos ama e nos escolhe desde toda a eternidade para contribuir com Seu Projeto de Amor para toda a criação. O amor é a vocação fundamental de cada pessoa humana. Nascidos do Amor, somos continuamente por ele convocados a fazer dele o nosso caminho cotidiano.

Deus, que ao chamar-nos, na liberdade, nos capacita e nos compromete com uma resposta que toma em definitivo nosso coração e dá sentido ao nosso existir. Respondendo à vocação ao Amor, expressaremos a Beleza, a Bondade e a Verdade que são a manifestação do próprio Ser de Deus.

Assim toda a nossa existência, todo o nosso  agir estarão em concordância com esta vocação universal e nossa história será sempre uma História de Amor.




Você, jovem, em especial, deixe-se atrair pelo chamado que Deus lhe faz e que sua resposta possa lhe comprometer com a construção da tão sonhada Civilização do Amor.