sábado, 6 de junho de 2015
60 ANOS DE PRESENÇA DAS IRMAS MISSIONÁRIAS COMBONIANAS NA IGREJA DO BRASIL
Nós combonianas estamos celebrando 60 anos de presença no Brasil. Em 1955 chegava o primeiro grupo das irmãs, para dar uma resposta ao apelo do papa Pio XII. A primeira comunidade foi iniciada no Estado do Espírito Santo, em Nova Venécia, no dia 08 de dezembro.
Por feliz coincidência, 2015 foi declarado pelo papa Francisco o Ano da vida consagrada.
Por estes motivos este é um ano muito significativo, de gratidão, por sermos chamadas à vida consagrada como irmãs missionárias combonianas.
Desde 1955, tantas e tantas belas experiências foram vivenciadas por nossas irmãs, “mulheres do Evangelho a serviço da vida” Como herdeiras de São Daniel Comboni, todas souberam transmitir o ardor missionário, participando das dores, sofrimentos, lutas, alegrias e vitórias do povo, fazendo causa comum com os mais pobres e abandonados em várias comunidades no Brasil. Através do testemunho de cada irmã, muitas jovens brasileiras puderam conhecer o carisma do Instituto e quiseram fazer parte da família comboniana.
Queremos celebrar com alegria e resgatar a memória do que vivemos ao longo destas 6 décadas de história escrita junto ao povo de Deus. Os objetivos colocados para o ano da vida consagrada nos ajudarão a celebrar melhor os 60 anos. Queremos sim “olhar para o passado com gratidão”, para manter viva a própria identidade, sem fechar os olhos para uma avaliação do que poderia ter sido melhor devido as nossas fragilidades humanas. Também queremos “viver o presente com renovada paixão” por Deus e pelos pobres, seus amados, e poder assim “abraçar o futuro com esperança” mesmo em meio a inúmeros desafios e dificuldades que fazem parte da vida missionárias.
Que São Daniel Comboni e nossas primeiras irmãs continuem intercedendo por nós. Que possamos como mulheres consagradas ao Senhor despertar o mundo com o nosso testemunho alegre e profético, como nos pede o papa Francisco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário