A metodologia Gol.d chega à Associação Crescer Juntos!

Neste mês de fevereiro, mas precisamente no dia 08, iniciaram - se as atividades do Projeto Redes na Associação Crescer Juntos em parceria da mesma com a ONG Visão Mundial.
A Visão Mundial é uma organização cristã (presente no Brasil desde 1975) de assistência, desenvolvimento e promoção de justiça, que se dedica ao trabalho com crianças, famílias e comunidades em todo o mundo, a fim de que alcancem seu potencial por meio do combate às causas da pobreza. O foco da Visão Mundial são as crianças, mas a organização acredita que para garantir-lhes um futuro melhor é preciso criar alternativas de desenvolvimento para as famílias e para as comunidades nas quais elas estão inseridas.
A Visão Mundial e ANDE (Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial) auxiliam na organização dos indivíduos em Gol.d e facilitam o acesso à educação financeira, fortalecimento do grupo, empreendedorismo, independência, e desenvolvimento transformador. Em parceria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, a Visão Mundial e a ANDE iniciaram a adaptação da metodologia indiana nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte em janeiro de 2009, através do Projeto Redes de Desenvolvimento.
Os Gol.d – Grupos de Oportunidades Locais e Desenvolvimento – surgiram a partir da adaptação de uma metodologia indiana, chamada Self Help
Group,  para o contexto brasileiro, em conjunto com a experiência da Visão Mundial e da ANDE – Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial.
O Gol.d é um grupo de 10 a 20 pessoas que se reúnem semanalmente, no intuito de discutir os problemas e dificuldades do grupo e de sua comunidade, e desenvolver o hábito de poupança. Através das reuniões os grupos buscam coletivamente soluções para os problemas de cada indivíduo e do grupo, através do apoio mútuo, da solidariedade e da troca de experiências.
O hábito de poupança permite ao Gol.d criar um fundo comum, que poderá ser usado para empréstimos entre os membros, visando a solução de problemas emergenciais e para a criação e desenvolvimento de microempreendimentos.
As mais importantes características do Gol.d são a autonomia, democracia e empoderamento dos indivíduos. Seus membros decidem o quanto poupar, a prioridade do uso deste fundo comum e as regras de funcionamento do Gol.d.
Com o apoio de parceiros locais, como associações, cooperativas, e outras organizações não governamentais, o Projeto objetiva contribuir para a erradicação da pobreza no Nordeste do Brasil. Até dezembro de 2012 o Projeto deve atingir 50.000 beneficiários diretos, promovendo a criação de empreendimentos e o desenvolvimento das comunidades, em todos os nove Estados do Nordeste e o Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Ir. Geny Maria da Silva

Av. Satrunino Rangel Mauro, 310 - Bairro Jardim da Penha

CEP 29060-770 – Vitória – ES

Fone: (27) 3227 – 0429

E-mail: vocacionadas@gmail.com