quinta-feira, 28 de julho de 2016

SEGUINDO AS PEGADAS DE JOSI... MISSÃO DO INSTITUTO DANIEL COMBONI NA FAZENDA DA JUTA-SP.

Ir. Graça Campostrini e Crécia Ferreira
Ser Josi, hoje...
O Instituto Daniel Comboni, vem de uma longa caminhada sempre ao lado das Irmãs Missionárias Combonianas, essa jornada iniciou-se no ano de 1985, o país ainda vivia  sob o regime da  ditadura, mas as ações das irmãs junto ao povo era pela  busca da  libertação dos jugos políticos e pela busca da justiça social. Foram muitos os aprendizados...Eis que no ano de 2014, as Irmãs cumprindo o lema de Daniel Comboni de Salvar a Africa  com a Africa e o Brasil com o Brasil, elas partiram deixando-nos esse legado e essa inspiração agora atualizada em nosso território e chão de missão Salvar  a Juta  com a Juta. Na perspectiva de manter-nos  conectados  com esse ideal, iniciamos o ano de 2016 fazendo um dia de formação junto á Caritas Arquidiocesana de São Paulo para identificar  nossa missão. Tomamos como inspiração a determinação e vocação da jovem Josi, a primeira menina humilde a ouvir a voz e seguir o chamado de Comboni para se engajar na causa e na luta pela libertação e pela justiça social entre os povos africanos. Sua disponibilidade por dedicar e disponibilizar seu  talento de saber apenas fazer um “mingau”, nos trouxe grande motivação e  inspiração. Diante desse forte desejo em  conhecer melhor essa menina destemida, solicitamos a presença de uma Irmã Comboniana para que pudéssemos especificamente aprofundarmos  nossos conhecimentos  sobre sua trajetória de vida e testemunho de fé e de coragem. Eis que chegou o esperado dia, trinta de junho! A Irmã  Vera por  motivo de saúde em família, não pode comparecer. Mas  Josi nos ajudou! 
A Irmã Maria Grazia Compostrini se dispôs a estar conosco e partilhar seus conhecimentos. Josi continua nos ajudando, na véspera do encontro a Irmã Mariarosa Venturelli da Itália enviou-nos fartos materiais, com a história de Josi completa! Relatos sofridos, mas maravilhosos de quem se deixa guiar pela graça de Deus.  Logo pela manhã, todos nós chegamos à nova Sede do Instituto Daniel Comboni, pela primeira vez vamos nos reunir nesse espaço pensado e construído com carinho e muita solidariedade, para abrigar todos os nossos planos e projetos que a missão nos traz como desafios... Vivendo desde o início  o espírito da comunhão e da partilha, tivemos uma  linda roda multicores em que tomamos nosso café da manhã feito em mutirão...Cada Unidade do Instituto contribuiu com um item de alimento, inclusive com um cuscuz  gigante feito pela equipe do Centro de Juventude Dom Luciano Mendes de Almeida ... pode ser a versão atual do “mingau” de Josi.
Em seguida iniciamos silenciando o nosso coração e continuamos com a reflexão sobre o “Dom Supremo, o Amor” motivação para introduzir a história de Josi. 
Após a apresentação da nossa protagonista em dois momentos: 1 - “A Serva de Deus Maria Josefa Scandola”: Um dia de memoria comboniana.  2- “A Serva de Deus Maria Josefa Scandola”: Mulher santa e capaz, misitca e profética. propusemos uma partilha em grupos.
Os nossos educadores ressaltaram aspectos importantes relacionando a pratica deles, na fazenda da Juta com a experiência da Josi. Ficamos felizes porque muitos passaram a se intitular Josi. Frisaram a capacidade de perdão, de acolhida de  todos, particularmente os pequenos, proporcionando o conforto e a cura do padre para continuar a missão de Comboni. Seu testemunho de caridade, fé e humildade permitindo-nos saber que Deus capacita os escolhidos. 
Concluindo a exposição vimos juntos as imagens da cerimonia na qual foi apresentado  “O Decreto De Venerabilidade” em Verona na Casa Madre das Irmãs Combonianas em 25 de maio de 2015.
A este ponto a Crecia, coordenadora geral do Instituto Daniel Comboni, ponderou o quanto foi precioso este momento de reflexão para atualizar a nossa missão em conexão com os ideais de Comboni através da Josi chegam até a nós pela luta por cidadania e justiça social. Lembrando ainda que as Irmãs Combonianas que estiveram aqui no Instituto seguiram as mesmas pegadas de Josi e nos deixaram bonitos testemunhos.
Foram mencionadas e apresentadas as fotografias de cada uma delas especialmente aquelas que coordenaram o Instituto, Irmãs Rita, Cândida, Tiberh e Caterina, todas lembradas com estima, admiração e muita emoção.
Concluímos com a oração, pedindo que ir. Josi  “Descanse em Deus” com frases bíblicas de amor, carinho  e conforto.
Encerramos com um delicioso almoço de confraternização ao ar livre no pátio interno di Instituto Daneil Comboni.








Nenhum comentário:

Postar um comentário