terça-feira, 26 de julho de 2016

MULHERES DE ENCONTRO E COMPAIXÃO

Ir. Giusy Lupo

A nossa jaculatória deste ano na nossa congregação diz o seguinte: Maria, mãe de misericórdia ajuda-nos a sermos mulheres de encontro e compaixão. Mulheres de encontro e compaixão. Difícil né? A comunidade de Vitória está tomando a sério o sentido que se esconde por trás dessa frase. Ser mulheres de encontro e compaixão no trabalho pastoral, mas também na comunidade e entre nós. E às vezes parece mais difícil. Para trabalhar isso,  nos está ajudando uma jovem psicóloga Gisele, que com encontros mensais está intensificando este desejo de encontrar-nos e de pôr em prática cada vez  mais a misericórdia.
No primeiro encontro abordamos o tema de como elaborar a dor do luto, depois do falecimento das nossas queridas irmãs Rosa e Yolanda.
O segundo encontro foi sobre o procurar não se refugiar no passado e nem no futuro, mas focar o nosso olhar no presente, sem se fazer de vítima lutando pelas conquistas simples do cada dia.
No terceiro, continuando o discurso começado nos encontros precedentes trabalhamos o como poderia ser diferente o nosso presente se nos colocamos no lugar da outra/o ,  disposta a fazer o bem também e sobretudo quando este bem não é visto e reconhecido por ninguém....só por Deus.
Para concluir, desta vez a Gisele nos presentou uma dinâmica simples ser anjo da guarda de alguém. Cada uma recebeu secretamente o nome de uma irmã com a tarefa de ser “anjo” por um mês daquela irmã que apareceu no papelzinho: mas com uma condição, tudo tem que ser em segredo. Isso supõe que para não se deixar descobrir cada uma tem que ser mais generosa e prestativa com todas e especialmente com a sua “afilhada”. Através dessa simples dinâmica estão se multiplicando os anjos aqui na casa: cada uma demostra o seu carinho do jeito que mais sabe e acredito que estamos tendo também mais orações uma pela outra.
Enfim, obrigada Gisel
e, a cada encontro aquele abraço final é sempre mais verdadeiro, carinhoso e misericordioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário