segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Juventude Comboniana e romaria da Juventude


Ir. Edilsa Da Silva, missionária Comboniana
É madrugada! São exatamente 3hrs e 30 do domingo, 7 de agosto! Aos poucos os jovens começam a chegar à frente da nossa casa para esperar o ônibus que em meia hora parte rumo a 17ª. Romaria da Juventude do Estado de São Paulo. Desde as três, estamos de pé para acolhê-los.
Os jovens de que falo são a juventude Comboniana, grupo que assumiu a espiritualidade de Comboni como meio para guiá-los a Cristo. Com suas mochilas, violão e muita animação, partem da capital paulista para Araras a mais ou menos três horas de distância.
Neste ano, a romaria traz como tema “MARIA, MULHER QUE GERA VIDA E LIBERTAÇÃO” e o lema: “JUVENTUDE, VIDA GERADA NO SEIO DA TERRA”. Assim, fomos  acolhidos no local pela Mãe Maria, depois de uma viagem agradável.
Mas, e o sono? Foi espantado pelos cantos de romaria, orações e todo o entusiasmo juvenil que estava presente não apenas pela viagem, mas era sim, o de jovens que vivem numa periferia de grande cidade e que estão engajados em trabalhos sociais, lutam para terminarem suas faculdades. Ainda que morem num lugar desafiador, pela distância dos grandes centros, pela violência e pelo abandono das autoridades carregam em alegria e vontade de vencer. Dessa forma aos poucos o ginásio vai ganhando um novo colorido, um colorido jovem, de rostos, bandeiras e sorrisos. Tudo transcorre sob o olhar amoroso da Mãe aparecida, geradora de vida e libertação.
Após a missa, onde os jovens expressaram os seus sonhos e desafios, chega a vez dar um novo colorido ás ruas daquela cidade. Sob um sol de 32 graus a juventude saiu em caminhada por Araras cantando, dançando, celebrando, denunciando e proclamando a esperança num futuro melhor.

Ao fim do dia, cansados, mas felizes, é chegada a hora de retornar. Partimos de novo, certos de que o Deus da Vida continua a caminhar conosco e que São Daniel Comboni continua a fazer “causa comum” com cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário