A OUSADIA DE UMA MULHER QUE FAZ A DIFERENÇA

por ir. Nilma do Carmo de Jesus



Deus me enviou para realizar com você uma missão que assombrará todos... Esta tua serva é piedosa e serve ao Deus do céu dia e noite” (Judite 11,16-17).
A profetisa Judite é modelo para nós ainda nos dias de hoje. Mesmo depois de muitos séculos, o seu exemplo de coragem, ousadia, resistência e determinação em libertar o seu povo da opressão de Nabucodonosor, rei da Babilônia, é sinal da presença de Deus conosco. Deus age na história por meio de uma mulher inteligente, corajosa e solidária com o seu povo. Em Bangui, capital da República Centroafricana, encontramos a senhora Thérèse Gbebri, mulher de Deus, com fé enraizada na realidade, e atenta ao choro de tantas mulheres e crianças que sofrem o peso da discriminação cultural numa sociedade patriarcal.
Thérèse possui formação acadêmica em Direito e Gestão Administrativa. Ela sabe entrelaçar a sua formação intelectual com a dimensão cultural, social e eclesial do seu país. É co-fundadora da “Associação de Mulheres Juristas da República Centroafricana” (AFJC).
Esta Associação foi criada em 1992 e visa: conscientizar as mulheres e as famílias sobre seus direitos e deveres; ajudar as mulheres nos processos judiciais; catalogar e difundir todos os documentos em favor da mulher e da família.
A senhora Thérèse tem profunda consciência da importância do trabalho que está realizando como Associação, e diz: “se quisermos falar da mulher centroafricana temos que considerar dois aspectos: o peso sócio-cultural (usos, costumes, tradições e atitudes étnicas) que recai, sobretudo, sobre a mulher da área rural e o avanço tecnológico rápido e desastroso para a cultura do nosso país, que atinge as mulheres da área urbana. É urgente e inadiável a educação das meninas, pois só por meio de uma educação de qualidade, as mulheres poderão assumir o espaço que lhes cabe nesta sociedade. É um espaço que nós temos que lutar para conquistá-lo. A nossa dignidade vem de Deus e temos que fazer tudo para mantê-la.”
Eis o testemunho desafiador dessa mulher que se deixa guiar pelo Deus da história. Thérèse se coloca a serviço de quem mais precisa com a ousadia de quem sabe gerar vida, olhando para além do horizonte, dinamizando a cultura, para que as famílias vivam na liberdade de filhos e filhas de Deus Pai-Mãe. É a ousadia de uma mulher que faz a diferença no contexto eclesial, social e cultural da República Centroafricana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Ir. Geny Maria da Silva

Av. Satrunino Rangel Mauro, 310 - Bairro Jardim da Penha

CEP 29060-770 – Vitória – ES

Fone: (27) 3227 – 0429

E-mail: vocacionadas@gmail.com