segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Com fé desperta para a Missão

Por Irmã Suelyn Smiguel 

Irmã Suelyn com violão

        A minha Missão em Portugal  é na pastoral juvenil: estar com os jovens, conhecê-los, amá-los e ser testemunha de Cristo confiando que a Graça de Deus atua sempre: a nossa parte é semear. O que fazemos? Em colaboração com toda a família comboniana,  acompanhamos os jovens do Movimento JIM (Jovens em Missão), que são grupos de jovens paroquiais, aos quais ajudamos na sua formação missionária e partilhamos a nossa espiritualidade comboniana, para que sejam cada vez mais ativos em suas paróquias. No JIM, formamos uma equipe em que visitamos e acompanhamos estes grupos de jovens. Preparamos encontros, retiros, acampamentos de verão, a peregrinação à Fátima (a pé) e muitas outras atividades que ajudam a crescermos em comunhão com Cristo e como Igreja missionária. Cada ano escolhemos um tema para que todo o Movimento JIM cresça em comunhão. Como estamos no Ano da Fé, o tema 2013 é: ” Com Fé desperta para a Missão”.
Procuro participar também nas reuniões da pastoral juvenil a nível diocesano, com o objetivo de conhecer mais, inserir-me, ser esta presença missionária e estar em contato com mais jovens, que anseiam e desejam encontrar-se com Deus e serem desafiados por Ele.
Irmã Suelyn animando o grupo

A realidade de Portugal não tem sido nada fácil, assim como em outros países europeus. A crise econÔmica se agrava cada vez mais. O desemprego, a falta de oportunidades aumenta a cada dia e isso tem obrigado muitas famílias e principalmente os jovens a emigrarem, por uma vida melhor.
O que vejo de mais comum nos jovens portugueses como consequência desta realidade, é a insegurança e o medo ao futuro. O que vejo e contemplo neles também, é a esperança e a atitude de perseverar. Uma fé que procuram viver no seu dia-a-dia, e esperam que nós também a testemunhemos com gestos concretos de acolhimento, amor e comunhão.
Sinto-me muito desafiada por eles a responder com mais amor e responsabilidade à minha vocação missionária comboniana.
Espero por mais jovens brasileiras e brasileiros para partilharem a sua fé em Cristo aqui em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, pois assim como nos diz Bento XVI: “a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria” Porta fidei 07

Venham fazer parte desta família comboniana, 
para que com fé despertemos tantas pessoas para a missão!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário