sábado, 6 de junho de 2015

60 ANOS DE PRESENÇA DAS IRMAS MISSIONÁRIAS COMBONIANAS NA IGREJA DO BRASIL


Nós combonianas estamos celebrando 60 anos de  presença  no Brasil.   Em 1955 chegava o primeiro grupo das irmãs, para dar uma resposta ao apelo do papa Pio XII. A primeira comunidade foi iniciada no Estado do Espírito Santo, em Nova Venécia, no dia 08 de dezembro.
Por feliz coincidência,  2015 foi  declarado pelo papa Francisco o Ano da vida consagrada.
Por estes motivos este é um ano muito significativo, de gratidão, por sermos chamadas à vida consagrada como irmãs missionárias combonianas. 
Desde 1955,  tantas e tantas belas experiências foram vivenciadas por nossas irmãs, “mulheres do Evangelho a serviço da vida” Como herdeiras de São Daniel Comboni,  todas  souberam transmitir   o ardor missionário, participando das dores, sofrimentos, lutas, alegrias e vitórias  do povo, fazendo causa comum com os mais pobres e abandonados em várias comunidades no Brasil.  Através do testemunho  de cada irmã, muitas jovens brasileiras puderam conhecer o carisma  do Instituto e quiseram fazer parte da família comboniana.
Queremos celebrar com alegria e resgatar a memória do que vivemos ao longo destas 6 décadas de história escrita junto ao povo de Deus. Os objetivos colocados para o ano da vida consagrada nos ajudarão a celebrar melhor os 60 anos.  Queremos sim “olhar para o passado com gratidão”, para manter viva a própria identidade, sem fechar os olhos para uma avaliação do que poderia ter sido melhor devido as nossas  fragilidades humanas. Também queremos “viver o presente com renovada paixão” por Deus e pelos pobres, seus amados,  e poder assim “abraçar  o futuro com esperança”  mesmo em meio a inúmeros  desafios e dificuldades que fazem parte da vida missionárias.
Que São Daniel Comboni e nossas primeiras irmãs continuem intercedendo por nós. Que possamos como mulheres consagradas ao Senhor despertar o mundo  com o nosso testemunho alegre e profético, como nos pede o papa Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário