quarta-feira, 18 de abril de 2018

Irmã Dalva partilha sobre sua experiencia na África


Foram 22 anos, 2 meses e 1 semana partilhando minha vida com o povo da República Centro-Africana. 
Posso definir esses dias como um tempo de escola da fé e de uma grande amizade com o povo. Sinto que cresci como mulher consagrada e missionária comboniana. 
Vivi em três comunidades, presentes em três dioceses diferentes. Guardo lembrança especial de cada Irmã com quem rezei, partilhei os desafios e planejei as atividades. Tudo tinha o objetivo de continuar o que tantos missionários e missionárias realizaram, desde o início da evangelização no País, há quase 125 anos, e a organização da nossa vida comunitária, pois acredito profundamente que evangelizamos como comunidade.
Os seis anos na Pastoral catequética foram de muito empenho para conhecer e viver nessa realidade, onde tudo era novo para mim: língua, cultura, metodologia pastoral. A acolhida e a simplicidade do povo davam-me coragem para avançar em alto mar. 
Foram três anos de trabalho desafiador com os povos Pigmeus: estradas e pontes muito perigosas, miséria extrema, faltava tudo, mas eu sentia que eles me amavam e eu os amava também. Fiz a experiência e aprendi que é possível viver com pouco, pois não são as coisas supérfluas deste mundo que nos trazem felicidades, mas o bem que fazemos para as pessoas.
Na Pastoral Vocacional e Animação missionária foram 7 anos de intenso planejamento, programações e realizações, sempre com as minhas Irmãs, e tantas outras forças locais, como padres, irmãs e leigos.
Como coordenadora da Província por seis anos, penso ter ajudado as Irmãs da República Centro-Africana, Chade e Camarões a realizar a missão que cada uma recebeu, fazendo sempre o possível para escutar e acompanhar os desafios do seu ministério. As viagens eram muito longas, fossem de avião, ônibus, carro, carroça, moto ou a pé, mas não faltava diversão. Vi muito sofrimento e injustiça, mas também gozei de muitas belezas naturais, privilégios e delicadezas de pessoas que nem conhecia. Encontrei Deus, o amei e o toquei muitas vezes, sem mesmo o perceber no momento.
A realidade política e social do País não oferecem uma vida digna, tranquila e serena ao povo, que está vivendo uma guerra há mais de quatro anos sem tréguas. Muitas vidas foram eliminadas de modo violento e agressivo. Sofremos muito ao ver o nosso povo morrer por falta de recursos mesmo com tantas riquezas naturais nesses Países: ouro, diamante, petróleo, madeira, cimento, coltan.
O conflito interno étnico e religioso no Centro-África e a falta de informação mundial sobre o Continente Africano são um mal para a África, tão amada por Comboni e por todos nós que seguimos os seus passos. A contradição é enorme, já que a África é rica, muito rica, o que a faz viver há tantos anos em guerra. As razões dessas atrocidades são a má governança do País, a disputa pelos minérios, a falta de autoridade política, a falta de emprego para os jovens e o analfabetismo. Das 16 prefeituras, 14 estão sendo controladas por diferentes grupos de rebeldes.
Não dá para ficar calado, por isso a Igreja ajuda o povo a abrir os olhos para assumir suas responsabilidades. A responsabilidade não é só dos colonizadores, da comunidade Europeia, da China, da América, mas de cada um que deixa de pensar, acreditar, esperar e agir em favor de uma nação melhor hoje e amanhã. Os 12.900 homens da MINUSCA, (Missão multidimensional integrada das Nações Unidas para a estabilização no Centro-África) que têm a responsabilidade de enfrentar os grupos armados que se organizam cada vez mais, será inútil sem o esforço e a colaboração de todos os Centro-africanos.
A Igreja, com todo o pessoal apostólico e, em particular, o nosso Cardeal Dieudonné Nzapalainga, é a única força credível hoje, e que foi capaz de impedir que a situação fosse ainda mais grave. Agradeço a Deus pela sua proteção nos momentos de violências e agressões, e às minhas co-irmãs pela coragem e fidelidade de se arriscarem por amor, permanecendo com o povo, mesmo quando recebemos o convite de nossa Responsável Geral para sair do País nas horas mais duras e incertas, ou quando não se podia fazer outra coisa a não ser rezar e escutar as pessoas que vinham à nossa porta pedir ajuda. 
Assim, a missão não é fazer algo para os outros, mas partilhar com o próximo a sorte dos demais, ajudando-os a manter a chama da esperança de um futuro melhor, pois como disse Padre Zezinho não dá para viver em paz onde não há o que comer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário