domingo, 20 de janeiro de 2013

Da esquerda à direita as irmãs: Nilma, Giane, Maria e Chiara
"Senhor, nós somos o barro, tu és o oleiro" Is 64:8

Irmã Maria com Irmã Janete
“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus…” PS 46:10
     
Ir. Maria A. Thedzi

Nos  dias 9 à 14 de janeiro, nós, as irmãs de votos temporários da província de Brasil, provenientes de 3 continentes: da África (Moçambique); da América  (Brasil) e da Europa (Itália);  tivemos encontro de formação e retiro na casa provincial – Vitoria - ES. No primeiro dia foi o retiro, mergulhamos na espiritualidade Comboniana e oração, orientada pela Irmã Nilma do Carmo de Jesus, a nossa provincial.
No segundo e terceiro dia tivemos encontro com o terapeuta holístico Kélvio Luiz Martins que nos ajudou com o tema: Relações interpessoais Auto-conhecimento e Comunicação. Foi  um momento de encontro consigo mesma. Com exercício de respiração, filmes, histórias e dinâmicas, cada irmã entrou no convívio de si mesma renovando e descobrindo a sua parte racional que vem da  pessoa  adulta e parte emocional que vem da criança interior que cada ser humano tem. Vivemos o auto-conhecimento respirando a vida no MOMENTO PRESENTE, buscando o Reino de Deus na definição da Psicologia Moderna que é o bem-estar, viver a felicidade, paz e amor que são pontos de partida da vida de todo o ser humano. A partilha de cada irmã ajudou a outra a descobrir as riquezas de vida que temos, o dom de Deus que nos ajuda a optar pelo bem. 
O quarto e o quinto dia foi a reflexão sobre a Identidade Comboniana e o sentido de Pertença à Congregação, com a ir. Janete Santos de Castro. Foi o momento da graça de Deus, ir às raízes da nossa Congregação a partir  do Fundador até nós. Identidade: Irmãs Missionárias Combonianas com o nosso estilo único de vida, uma oferta gratuita, dom de Deus. Vivemos a vida comunitária multi-intercultural, com características próprias da missão ad Gentes. O sentido de Pertença a Congregação: “Reavivar o dom de Deus que está em cada pessoa” (2Tm 1,6). Além de pertencermos a Deus e a nós mesmas, sentimo-nos parte da Congregação, de um grupo,  que consiste na partilha, modo de viver, pensar e atitudes, onde o “EU” se identifica com o “NÓS”.
Durante  estes cinco dias , as nossas irmãs nos ajudaram nas suas orações, principalmente, a sua dedicação ao serviço, o cuidado pelas outras, o viver como a vela que se consome para iluminar os outros. São como mães que cuidam dos seus filhos com carinho e atenção. São irmãs que vivem o tempo presente com a vida entregue nas mãos de Deus. Vivem no espírito de Comboni: “ O mais feliz dos meus dias será aquele em que puder dar a vida por vocês” e  “gostaria de ter mil vidas para a missão”. As nossas irmãs são figuras vivas que nos dão exemplo do discipulado de Cristo, com muita dedicação.
E você jovem, já descobriu a sua vocação? Está na hora, e é agora, de você buscar e encontrar a sua vocação. Venha nos conhecer.


Um comentário:

  1. querida irma Janete, eu sou Henrique o neto da Marinalva você me passou seu e-mail mas não consegui entra em contato com você. minha avó quer muito falar com a irma que esta em viajem para fora do brasil que não me recordo o nome, e eu gostaria que você me passa-se o e-mail dela.
    se alguém ver essa publicação que não for a irma Janete por favor entre em contato com ela e peça a ela que entre em contato comigo. 99020030
    obrigado

    ResponderExcluir