domingo, 20 de janeiro de 2013


EM SOLIDARIEDADE! 
Por Irmã Sandra Amado

Irmã Sandra 2ª da direita com a equipe de "Solidariedade"
Viver em solidariedade é uma atitude e uma resposta! Já faz cinco anos que fui destinada para trabalhar na missão no Sul do Sudão. Sou Missionária Comboniana brasileira trabalhando na área da educação aqui neste país. Desde o começo do ano pertenço ao projeto “Solidarity with South Sudan.”  

O Sul do Sudão é o mais novo país no nordeste da África; antes fazia parte do Sudão. Mas o povo não estava contente sob o jugo de um governo muçulmano. Lutaram por mais de vinte anos para serem livres. Este ano em 9 de Julho comemoramos o primeiro ano de independência com muita festa e dança mas os desafios são grandes. Como em muitos outros países o petróleo no solo mais parece uma praga do que uma bênção! A educação é uma área muito afetada. 
O governo está dando alguns passos para melhorar o nível da educação do país com programas de treinamento para professores mas no momento parece nível zero! Então a Igreja como sempre na base procura de ajudar o povo a serem protagonistas de sua história de luta e liberdade já bem vivida.
A Conferência dos Bispos aqui pediu ajuda às congregações religiosas e missionárias para dar uma mão nas áreas da saúde formando enfermeiras qualificadas e na educação formando professores para as escolas primárias do país. Então estou colaborando com outras irmãs e irmãos nos programas de formação dos professores (as) no projeto Solidariedade com o Sul do Sudão.

Irmã Sandra com pescadores ...
Trabalho no projeto, numa das comunidades formadas de diferentes religiosos (as) e missionários (as) e leigos (as) vivendo juntos. Mas também estamos disponíveis a ir para outros centros espalhados pelo país. Na minha comunidade de base em Yambio somos seis e cada um de diferente país e congregação com um objetivo comum: capacitar os professores. É desafio mas também gratificação!
Estamos nos colégios de Yambio e Malakal mas também vamos em lugares precários, ensinando em barracas com teto de sapé, encontrando gente ávida de formação, caminhando mais de duas horas no sol quente para não perder as aulas! Mulheres e homens fortes apesar da pobreza. Gente dignas de todos os esforços possíveis.
Irmã Sandra com a equipe de "solidariedade"
Para mim, comboniana, vejo o nosso fundador S. Daniel Comboni muito feliz com esse projeto no Sul do Sudão, afinal ele sempre quis isso assim mesmo! Gente qualificada e de boa vontade, de diferentes países, leigos, missionários, religiosos trabalhando pela capacitação dos africanos.
Uma palavrinha aos jovens: tudo vale a pena quando a alma não é pequena! Vale a pena sim responder sem medo àquela vontade de algo mais. Algo que nem sabemos de onde vem ou o que é. É vontade de Deus em nós. É o Espírito de Deus soprando no coração! Vem que eu te chamo! Vai que eu te envio!

Um comentário:

  1. Parabéns Sandra pelo trabalho que desenvolve no Sul do Sudão, estamos orgulhosas de você

    ResponderExcluir