quarta-feira, 2 de julho de 2014

O ENCANTO DA EMBAÚBA



A embaúba é uma planta simples, de médio porte, madeira fraca e crescimento rápido. Pioneira e rústica, ideal para início de reflorestamento em áreas degradadas. Foi através dos nossos irmãos budistas do mosteiro Zen de Ibiraçu (ES) que a conheci, durante a maravilhosa experiência de Retiro Peregrino organizada pela Comunidade da Trindade, de Salvador (BA).
Esta planta da folhagem prateada cativou-me. Fiquei encantada escutando como, através dela, o monge Daju conseguiu  recuperar a Mata Atlântica naquela área, onde o pasto já tinha tomado conta de tudo.
A Embaúba tornou-se para mim verdadeiro objeto de contemplação durante a caminhada.  Gostava identificá-la no meio das outras plantas, imaginando o seu trabalho firme e silencioso, através do qual a floresta ganhou aos poucos, espaço sobre o pasto.
Percebia nela uma vocação especial, de instrumento de Vida em um contexto difícil e hostil. Senti especialmente como a sua presença, ao longo do caminho, lançava uma luz sobre a vocação missionária.
De fato, não é o que se pode dizer de uma planta majestosa, não chama atenção pela sua beleza, mas consegue mobilizar muitas forças, aves, insetos, para que o milagre da vida aconteça. Atua, sobretudo, em parceria com outras plantas da mesma espécie, espalhadas como o fermento na massa, longe da busca dos primeiros lugares, disposta a diminuir a fim de que outros cresçam.
No coração de muitos homens e mulheres, Deus colocou o desejo de ser embaúba para o reino dos céus. Daniel Comboni foi embaúba para a missão da África Central, contagiando com este sonho muitos e muitas outras, até os dias de hoje.
A ele e a todos os homens e mulheres cuja vida se espelhou e se espelha maravilhosamente na figura desta planta pioneira, pedimos a benção e intercessão a fim de ser dóceis instrumentos de Deus a serviço da humanidade mais ferida e humilhada.
 Ir. Chiara Dusi
Missionária Comboniana


Nenhum comentário:

Postar um comentário