quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Ser missionária além fronteiras

A minha vocação começou na família. Eu nasci e cresci numa família cristã católica muito simples e de muita fé. Desde sempre frequentávamos as celebrações dominicais, os círculos bíblicos e a catequese. Outro grupo que teve uma participação importante na minha vida foi a minha Comunidade de Base Santa Clara de Assis, porque foi nesta comunidade que comecei o meu compromisso como catequista e membro de outras pastorais e serviços. Neste ambiente de fé, senti que Deus me chamava para segui-lo mais de perto. Um belo dia, eu conheci as Irmãs Missionárias combonianas durante uma animação missionária que elas realizaram em minha paróquia. Fui contagiada pelo seu testemunho missionário, o amor pela missão, a vida de São Daniel Comboni. À partir deste encontro nasceu a minha vocação missionária e o desejo de consagrar a minha vida a Deus.
Quando eu cheguei na RCA senti uma mistura de sentimentos por haver pisado pela primeira vez no continente que São Daniel Comboni tanto amou e deu a sua vida. Me lembro do forte calor, do tempo que necessitei para me adaptar ao clima, das cores sempre vivas e alegres. Chamou-me atenção a simpatia das pessoas, a forma simples de se relacionar e de viver. O povo é muito acolhedor, comunicativo e alegre, apesar de todas das dificuldades que enfrentam.
Encontrei muitas dificuldades, entre elas, o aprendizado da língua local que se chama sango. Até hoje estou aprendendo, ainda hoje não sou capaz de compreender tudo, mas com a ajuda de Deus espero conseguir. Outra dificuldade, são as grandes distâncias que temos que percorrer em estradas mal conservadas e em estado precário, as pontes em sua maioria em péssimas condições ou inexistentes. Todo este ambiente exige de nós uma boa saúde física para conseguirmos realizar a nossa missão junto a este povo.
O serviço que realizo é na pastoral educativa. Eu moro na cidade de Bagandou, localizada à 160 Km de Bangui, capital do país. A congregação me confiou a responsabilidade de abrir uma pequena escola para as crianças. A escola está sendo construída e após o seu termino começaremos o ano letivo. Durante este tempo de espera, eu me engajei em duas outras escolas que são da responsabilidade de nossa província, Escola São Daniel Comboni de Ngouma e a Escola Santa Josefina Bakita de Ibata. Nestas duas escolas oferecemos uma oportunidade às crianças da região de terem acesso a educação, em especial às crianças pigméias e promover a integração entre as duas etnias da região (Bantu e Aka).
Aqui na República Centrafricana vivemos um momento delicado. O país passou e passa até hoje por inúmeros conflitos, guerras e violência. Existe um grande número de refugiados, de pessoas que fugiram para outros países, de famílias desestruturadas. A nossa missão como família comboniana é de ir ao encontro de todas estas situações que clamam por justiça. Ir ao encontro principalmente das pessoas, a fim de ajudá-las a fazer um caminho de reconciliação, de perdão, de diálogo e de paz. Este é o nosso principal desafio, sabendo que não fazemos este trabalho sozinhas, a missão é de Deus, é Ele que nos ajuda juntamente com toda a Igreja.
A mensagem que eu deixo para as jovens que sentem dentro do seu coração o chamado de Deus para a vida missionária além fronteiras, não tenham medo de escutar a voz de Jesus, e de dizer sim ao seu convite, pois Ele não nos abandona, como Ele mesmo nos recorda “...Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos(...) E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28, 19-20). 

Ir Daniela Fanti, 

missionaria Comboniana na Republica Centrafricana (Africa)


NB: quem desejar conhecer mais sobre a missao da Ir Daniela na
RCA, pode entrar em contato: 
(00236) 72 60 90 68



3 comentários:

  1. DEUS TE ESCOLHEU E ESTA TE CAPACITANDO A FAZER COM DEDICAÇÃO E AMOR A OBRA DELE ,FICO FELIZ E CREIO QUE A COMUNIDADE ESTA MUITO AGRADECIDA COM SUA PRESENÇA E SEI QUE MUITOS ALCANÇARAM A LIBERDADE DE ADORAR A DEUS, ATRAVÈS DA SUA VIDA ,SEJA FELIZ CUIDANDO DESSAS CRIANÇAS POIS ESTA PLANTANDO SEMENTES DE AMOR E SABEDORIA NESSES CORAÇÕES PELA PALAVRA DE DEUS POIS SÃO O PRESENTE DE UMA NOVA NAÇÃO ESCOLHIDA POR DEUS PARA DAR BONS FRUTOS PARA SEREM MISSIONARIOS PARA AJUDAR E ENSINAR A OUTRAS CRIANÇAS NO FUTURO BJS DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcilene Paixao, que a paixao pela missao possa contagiar a todos os cristaos, em particular da tua comunidade.

      Excluir
  2. DEUS TE ESCOLHEU E ESTA TE CAPACITANDO A FAZER COM DEDICAÇÃO E AMOR A OBRA DELE ,FICO FELIZ E CREIO QUE A COMUNIDADE ESTA MUITO AGRADECIDA COM SUA PRESENÇA E SEI QUE MUITOS ALCANÇARAM A LIBERDADE DE ADORAR A DEUS, ATRAVÈS DA SUA VIDA ,SEJA FELIZ CUIDANDO DESSAS CRIANÇAS POIS ESTA PLANTANDO SEMENTES DE AMOR E SABEDORIA NESSES CORAÇÕES PELA PALAVRA DE DEUS POIS SÃO O PRESENTE DE UMA NOVA NAÇÃO ESCOLHIDA POR DEUS PARA DAR BONS FRUTOS PARA SEREM MISSIONARIOS PARA AJUDAR E ENSINAR A OUTRAS CRIANÇAS NO FUTURO BJS DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir