segunda-feira, 13 de junho de 2016

Que poderei retribuir ao Senhor, por todo bem que Ele me fez....

Com estas palavras do Salmo 115 quero expressar minha gratidão pelos 25 anos de vida consagrada a Deus para missão, no carisma de São D. Comboni.
 Quando estava preparando  a celebração  em minha terra natal,  Presidente Kubitschek, em M.G. no início de abril,  escutei de várias pessoas: “nossa, já 25 anos???” “Parece que foi ontem”. Verdade, o tempo é muito relativo, às vezes passa rápido que nem nos damos conta...outras parece uma eternidade...
Por isto é tão significativo o ato de celebrar, parece que o tempo para e temos diante de nós os três momentos que o compõem: o presente, o momento no qual  estamos  celebrando o evento, o passado, do qual fazemos memória e o futuro que temos a oportunidade de vislumbrar, graças à força de celebração...
Assim, tenho eu a graça para olhar o vivenciado, com gratidão e fazer memória de tantas experiências. E nem todas agradáveis, muitos acontecimentos também difíceis, desafiantes fizeram parte da experiência. Para o que foi agradável, louvo ao Senhor, pelo que foi desafio, doloroso, também agradeço. Tudo me ajudou a crescer, a experimentar mais concretamente que se caminhei até aqui foi por que Ele caminhou comigo.
E especialmente, a memória está cheia de rostos, de presenças, de diversos encontros... de nomes que fazem parte da minha história vocacional. . Minha família, muitos que fisicamente não se encontram aqui, mas estão presentes de uma outra maneira.  No seio familiar, em particular através de meus pais, recebi o dom da fé, do amor, que me ajudou a crescer e experimentar Deus e seu projeto de amor incondicional.  Também na congregação, nas várias comunidades combonianas, quantas pessoas que me marcaram com seu testemunho de vida. Dos tempos de missão que me foram proporcionados em terras africanas,  tantas experiências bonitas para contar, nas quais pude experimentar mais concretamente o amor de Deus, em especial no rosto dos mais pobres.
 O momento presente, é dom de Deus, onde posso renovar com sua graça o compromisso de ser consagrada a Ele para a missão. Este é marcado pela confiança e alegria, pois sei que se o faço é porque posso contar com Seu amor fiel, sua graça e apoiada pela oração de todos que comigo celebram.
Quanto ao futuro temos um ditado: “o futuro a  Deus pertence”. Porém podemos deseja-lo e caminharmos na esperança para realiza-lo, pois Deus caminha conosco, nada tememos.
 Celebrando os 25 anos experimento estes movimentos do coração, que faz memória na gratidão dos bens recebidos, se compromete na alegria no tempo presente, se lança com confiança e esperança para o futuro, consciente de que Deus continuará fazendo comigo e na vida de todos nós grandes coisas, pois Seu nome é Santo.
 Aos jovens e às jovens, um recado: Se Deus vos chama à vida missionária, religiosa ou sacerdotal, não tenham medo. Ele não nos tira nada, ao contrário nos dá tudo...abramos nossas portas, alarguemos o espaço da Tenda para acolher seu projeto de vida e. seremos alegres, livres  e pessoas realizadas no Amor.


















2 comentários:

  1. Linda partilha ir. Geny, Deus te abençoe sempre e contigo a família Comboniana. Abraço brasileiro, Sandra

    ResponderExcluir