segunda-feira, 29 de julho de 2013

2ª Parte: Testemunho de Ir. Silvia Flores

Missão em Sul do Sudão



Sul do Sudão é o outro país onde vivi/trabalhei. Neste país também havia guerra porque o Sul do país, que era muito pobre, queria ser independente do Norte do país, e lutou durante 22 anos para conseguir a sua independência. Nesse tempo a situação do país ficou ainda mais difícil e muitos sudaneses buscaram refugio em países vizinhos ou pelo interior do país, longe dos centros urbanos. Eu também vivi alguns meses no campo dos refugiados em Uganda.
Os refugiados tendo nós no meio deles tomam coragem de voltar ao seu país de origem: juntos começamos a construir a missão que oferecia posto de saúde, educação, formação de catequistas, jovens e mulheres. Lembro uma experiência de oficina sobre conhecimento pessoal:uma senhora chorando dizia que não tinha nenhum dom; no final da Oficina, sorridente e feliz disse que tinha identificado muitos dons pessoais em si mesma!
Interessante o estudo da Palavra de Deus com os jovens ligado a sua realidade. Juntos organizamos micro-projetos para auto-sustentação. Já que não havia possibilidade de encontrar trabalho no mercado, decidiram cultivar verduras e vendê-las na aldeia/povoado.
Queridos jovens, espero que este meu testemunho sirva para voces ouvirem a voz se Deus. O que você faz da sua vida?
Dar a vida para os outros, para os mais pobres e abandonados, nos enriquece e nos faz felizes! As vezes vivemos sem entrar no fundo de nós mesmos para entender que é o chamado de Deus. Muitas vezes gastamos o tempo em coisas que não enriquecem o nosso ser cristão.
As vezes ficamos fechados em nós mesmos sem enxergar as necessidades dos outros.
Peço ao Senhor que isto não acontece com vocês porque a humanidade precisa de vocês, de suas vidas e de seus ideais de fraternidade e de seu serviço gratuito e generoso para o Reino de Deus.
Se ouvires o chamado de Deus à missão, digam sim e vocês sentirão valorizados como me sinto eu depois de trinta anos de vida missionária.
Os dezesseis anos  que passei  na África, foram marcados por situações de guerra, apesar disso aprendi muito com aqueles povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário